2 MINUTOS QUE PODEM FAZER SUA FAMÍLIA MAIS FELIZ

Entenda a diferença entre emoções e sentimentos, isso pode ajudar a lidar melhor com situações desafiadoras.

Por Mimi Kuo | 15 de Agosto de 2019

 

Uma emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais baseadas em memórias emocionais, que surge a partir de estímulos externos, segundo Rodrigo Fonseca, especialista em Inteligência Emocional e Presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie). Em resumo, as emoções não podem ser controladas, vêm em forma de reações naturais do corpo: palpitação, sudorese, ritmo respiratório, batimentos cardíacos, entre tantas outras.

Existem aquelas com as quais é fácil lidar, como quando estamos felizes – são situações que vemos como positivas. Mas é quando aparecem emoções desafiadoras, como a raiva ou a tristeza, por exemplo, que surgem as maiores dificuldades. Tratamos essas emoções como negativas, mas elas existem para nos ajudar a mudar as coisas, a nos movimentarmos para que se saia de uma situação de desequilíbrio.

Os sentimentos dizem respeito a como nos sentimos em relação às emoções e, boa notícia, podem ser controlados. Porém, isso não significa que é algo fácil – é um processo desafiador, mas a recompensa é enorme: ganhos em saúde mental (e até mesmo física), melhora das relações interpessoais, aumento na autoconfiança e na autoestima, entre tantos outros benefícios.

A pergunta é: COMO LIDAR MELHOR COM AS EMOÇÕES? Refletindo sobre o que nos faz sentir do jeito como nos sentimos, compreendendo que tudo bem não estar bem, questionando se as coisas são mesmo da forma como as vemos, tentando novas maneiras de agir quando uma situação desafiadora acontece.

Além disso tudo, temos que ter em mente que a forma como agimos influencia em como nossos filhos o farão. Com certeza, todos queremos que nossas crianças sejam o mais felizes possível, e isso começa com saber lidar com o que se está sentindo. A Eu Amo Papelão acredita que quando se aprende desde criança sobre emoções e sentimentos, mais fácil fica de lidar com situações desafiadoras. Pensando nisso, estamos preparando dois lançamentos para ajudar você e as crianças nessa tarefa complexa e tão necessária para se viver mais feliz. O lançamento será em breve! Assine a nossa newsletter para saber mais 🙂

 

Mimi Kuo é designer da Eu Amo Papelão, formada em Design de Produto pela UFRGS, artista e fotógrafa. Sempre amou crianças e é fascinada por desenvolvimento infantil feliz. Adora manualidades e sempre que pode está inventando alguma coisa.

Deixe uma resposta